Translate

11 fevereiro 2018

ESTAMOS PRECISANDO DE LÍDERES PARA O FUTURO. ONDE ELES ESTÃO ?

"Não foi o Lula que se desviou, foi o poder que o desviou. O poder é maléfico, o poder é oportunista, não é compatível com grandes projetos de nação, projetos intelectuais etc. Foi uma pena, uma grande perda para o Brasil", diz o sociólogo José de Souza Martins, professor emérito de sociologia da USP, em sua longa entrevista ao UOL. Recomendo a sua leitura. É uma entrevista bastante rica, nos dá uma boa aula sobre o Brasil.

Porém, com todo o respeito ao ilustre professor, discordamos  de sua afirmação com relação ao Lula. Quanto ao poder, a sua definição foi precisa.

Nesse sentido, não há dúvida de que o poder chegou com mais do que seus centavos para atrair Lula para os seus salões.

Entretanto, ter chegado e ficado nesses salões, foi uma opção exclusiva do Lula para alcançar o seu sonho de chegar e ficar no poder. E neles chegando não quis mais deixá-los.

Lula entendeu isso quando perdeu a sua terceira eleição, em 1998. Preparou-se para a de 2002. Adentrou aos salões com a "Carta ao Povo Brasileiro" e após conversas com lideranças políticas do PMDB, do PFL e do PL, que lhe falaram os seus preços para os respectivos apoios.

Politicamente, o professor ainda diz que "a esquerda brasileira é muito deficiente de formação teórica. E a direita é maliciosa, voraz e incompetente, também não vai levar ninguém a lugar nenhum ....  e que o Brasil tem que aprender a reconhecer a importância democrática da alternância de poder. Nós não temos isso".

Concordo com o professor. O resultado está ai: retornamos para o grupo de economias de baixo crescimento, aprofundamos ainda mais nossa posição periférica e continuamos reféns do sistema financeiro.

A instabilidade política agrava e prolonga as perdas econômicas, pois não há plano de investimentos e programa de Estado que resistam a tal desordem.

Embora o Brasil de hoje seja consequência do Brasil de ontem, o País perdeu um tempo precioso, notadamente após a sua redemocratização, e será dramático se continuarmos assim.

Estamos precisando de líderes para o futuro.

Onde eles estão ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário